Como sua empresa pode ter sucesso no Facebook


Especialista em marketing conta quais são os principais erros das empresas na rede social e sugere algumas ferramentas para melhorar o engajamento



Depois que descobriram o Facebook, as empresas
têm elaborado ações diversas para conquistar fãs e seguidores. Promoções,
 ingressos para shows eoferta de produtos gratuitos entram no pacote -
tudo para fazer o consumidor se associar a marca.
Mas será esta a melhor maneira de conquistar
clientes? “Muitas empresas oferecem prêmios para ganhar fãs e depois os perdem.



É preciso ganhar fãs verdadeiros, que se engajem com a sua empresa”, diz Dennis
 Yu,
 CEO da BlitzLocal, agência de marketing norte-americana, parceira da agência
 digital brasileira underDOGS.
Especialista em marketing para Facebook e conselheiro da Comissão de Comércio
Federal (Federal Trade Commission) sobre privacidade nas redes sociais, Yu afirma 
que muitos fãs nem sempre é sinal de sucesso, pois a grande quantidade pode limitar o engajamento
 Aspecto mais importante da rede social. “Se as empresas souberem como 
interagir com a audiência, elas terão oportunidade de conquistar milhões de
consumidores potenciais”.
Quando comparadas às norte-americanas, as empresas brasileiras ainda estão
caminhando a passos lentos em relação ao número de fãs, engajamento, tráfego
e receita, segundo o especialista. A solução para reverter esse quadro não é única
para todas as companhias. Depende da empresa, do tipo de fã e dos objetivos.
Na falta de uma fórmula pronta de sucesso, saber o que não fazer já é um caminho.
Por isso pedimos ao especialista que elencasse os principais erros cometidos pelas 
corporações na rede social mais famosa do mundo. Confira.


1) Não permitir que fãs postem na sua página. Se sua empresa quer engajamento, 
precisa saber o que os clientes têm a dizer.
2) Não criar uma aba customizada. É possível criar mudar completamente a
aba lateral da fan page. Isso é interessante para empresas, pois dá à página uma
 identidade única e mais compatível com a marca. 
3) Não colocar a página do Facebook no seu site. E o contrário também.
O seu site e a rede social precisam estar sempre conectados.
4) Não reservar o melhor nome para o seu perfil do Facebook. Seja curto e
objetivo para que o usuário lembre com mais facilidade dele. Exemplo www.facebook.com/clicktoshop1
5) Achar que os anúncios do Facebook são iguais aos de buscadores como
 o Google. O universo da rede social é a conexão entre amigos e interesses em comum,
 não o de pessoas que procuram por palavras-chaves porque estão interessadas em
comprar algo.
6) Não responder comentários de forma adequada. Na rede social, é preciso
ter a mesma seriedade que você teria se fosse responder a um e-mail ou atender
a uma ligação no call center.
Dennis Yu cita ainda as ferramentas que podem ser interessantes para melhorar
a presença da empresa no Facebook
1) Graph API, do próprio Facebook. É uma ferramenta simples que oferece um
“gráfico social” representado por objetos (pessoas, fotos, eventos, páginas e tags
das imagens) e pelas conexões feitas por eles (amigos em comum, conteúdos 
compartilhados e tags das imagens). Segundo Yu, é uma ótima solução para
monitorar o que está acontecendo na fan page. “O Google Analytics não mede
o que está acontecendo no Facebook, nem ferramentas pagas, como o Omniture
 e o Webtrends”, diz.
2) Lujure. Permite criar abas customizadas sem código.
3) AppBistro. Para encontrar rapidamente aplicações para colocar em suas
páginas e melhorar o engajamento.

4) Wildfire. Sugestão para publicação simultaneamente uma campanha de marketing
no Facebook, Twitter e no seu site em alguns cliques.
5) EdgeRank. Um algoritmo que faz um “ranking” dos objetos da sua página no
 Facebook. As páginas com mais pontos terão mais chances de aparecer no feed
de notícias (coluna central da página inicial do Facebook).
6) Clicktoshop. Solução para montar sua loja dentro do Facebook. Simples de usar permite que qualquer pessoa ou empresa venda no facebook
By:EpocaNegocios